Como viajar com um bebê ou criança pequena sem enlouquecer Apr30

Tags

Related Posts

Share This

Como viajar com um bebê ou criança pequena sem enlouquecer

IMG_4710

Bebês e crianças são seres portáteis. Mas isso não significa que seja exatamente fácil viajar com elas. Principalmente se for a sua primeira viagem, ou uma das primeiras. Afinal, se já é difícil manter o pequeno inteiro, bem alimentado e tranquilo dentro de casa, imagine na estrada. Por isso separamos aqui algumas dicas que podem te ajudar a se virar bem nas primeiras viajens com os pequenos.

1 – Seja prático(a)
Não carregue coisas demais, mas tente não se esquecer de ítens essenciais. Fraldas, leite ou comidinhas e pelo menos 2 mudas de roupa devem ser levadas em uma mochilinha com você. Não precisa levar mil brinquedos do pequeno (você não vai querer carregar uma mochila pesadona quando já tem um bebê para carregar) mas tenha sempre à mão algo que pode entretê-lo um pouco nos momentos difíceis – livrinhos e um tablet podem funcionar para os pequenos. Para crianças um pouco maiores, sugiro revistinhas ou massinha. Importante: se a viagem for de avião, lembre-se de levar uma chupeta, mamadeira (ou, se ainda amamentar, os seus peitos!) para os pequenos sugarem algo na hora da decolagem e na descida. Para os maiores, vale uma balinha bem molinha para mastigar ou alguma fruta.

2 – Planeje trajetos curtos ou faça paradas
Não importa como você esteja viajando, seja de avião, de carro, de bicicleta ou de balão à gás, uma viagem longa demais é sempre incômoda. Especialmente quando você ainda precisa trocar fraldas ou tem um pequeno hiperativo louco pra correr para lá e pra cá. Ao viajar de carro, por exemplo, é sempre bom dar uma olhada no mapa antes de sair e planejar paradas a cada 2 ou 3 horas, no mínimo. Escolher paradas que tenham parquinho sempre é uma boa idéia também. De avião, escolha horários chave para viajar: pode ser à noite, enquanto o pequeno dorme, ou logo depois do almoço, na hora do soninho…

3 – Respeite os horários do seu filho
Mesmo fora de casa, dá para manter um pouco de rotina sim. Procure respeitar os horários dele de comer, de dormir… tudo na medida do possível. Não adianta, por exemplo, querer comer tranquilamente em um restaurante se o seu filho está agitadíssimo. Melhor esperar o pequeno dormir para ter seus momentos de turismo gastronômico em tranquilidade.

4 – Previna-se
Para não passar nenhum aperto, é bom sempre levar trocador, fraldas o bastante, saquinhos para lixo, comida e brinquedos para a criança aonde quer que você for. Nunca se sabe exatamente qual é a infra-estrutura do local a que você vai. Mesmo locais próprios para crianças podem não ter um banheiro apropriado ou uma lanchonete com boas opções e por aí vai. Se você não quiser levar papinha enlatada, a dica é ter sempre à mao um desses pequenos isopores (há vários tipos à venda) e levar papinha congelada de casa. Você sempre terá boas chances de encontrar alguém disposto a emprestar um microondas por uma boa causa.

5 – Use e abuse da tecnologia
Em nome do sucesso na viagem, vale levar tablet para distrair as crianças em restaurantes e nas filas, emprestar o celular com algum joguinho durante os trajetos etc. Não sinta-se culpado(a) por não dar atenção aos seus filhos nesses momentos. A tecnologia está aí pra te ajudar mesmo quando for necessário e você certamente já está passando momentos offline muito valiosos com ele durante a viagem (nós esperamos que sim!).

6 – Procure parques e playgrounds perto de vocês
Onde quer que você vá, sabemos que existe um parquinho lá perto. E que ele pode salvar a sua vida e a sua viagem – seja na hora de planejar passeios que sejam interessantes para o seu filho também ou naqueles dias em que ele resolve acordar bem cedo e não há nada para fazer no hotel. Nesses momentos, basta acessar o Nosso Mapa do Tesouro. A partir da sua localização, ele te diz os locais legais para crianças que existem por perto. Ou, se você tiver algum tempo para planejar a viagem, explore o site antes de sair de casa e já salve os locais mais interessantes na sua lista de favoritos!